Você já teve alguma destas ideias?

Whatsap, Messenger, Skype, Telegram, Mirc, Wechat...

Já parou para pensar que quando vemos grandes projetos, ideias que deram certo, que fazem sucesso e valem bilhões, sempre ouvimos aquela frase, "Eu Já Tive Essa Ideia".

Poucos percebem que por trás de uma real oportunidade de negócio esconde-se uma longa e dura batalha por fazer ela acontecer, desde a fase de concepção, modelagem, validação até a execução, estas ideias antes eram apenas rabiscos em folha de guardanapo, mas para saírem da gaveta foi preciso milhares de horas de dedicação, equipes entrosadas e multidisciplinares, muitos testes, falhas e reposicionamentos, ou seja, não foi da noite para o dia, e sim de anos de execução com bastante resiliência.

Algumas como o Slack - um dos melhores aplicativos para discussões em grupos organizados por canais, apesar da startup em menos de 1 ano de vida já valer U$ 1 bilhão, o seu fundador, ja tinha um histórico de realizações - como fundador do Flickr, portal de fotos vendido para o Yahoo, e mesmo assim, para chegar no conceito do Slack, o projeto iniciou como uma empresa de games, e olha que pivotada (mudança de rumo) que deram no negócio.

Mas, o que todas estas startups tem em comum? Vamos por exemplo pegar como estudo de caso os grandes unicórnios (empresas avaliadas em mais de bilhões de doláes) da comunicação, como Whatsapp, Skype, Wechat, Telegram, Slack.

Todos entraram no mercado para resolver de certa forma o mesmo problema ou necessidade, que é a da comunicação, seja ela entre pessoas, entre pessoas e empresas, entre empresas, etc, o que vale ressaltar é que porém, cada uma faz isso de modo distinto, cada uma escolheu apenas 1 ou poucos problemas para resolver e se especializou naquilo.

O Skype por exemplo, tão rápido fazer uma ligação internacional DDI que fez as receitas das operadoras no mundo cair de forma exponencial, assim como o whatsapp que reduziu em bilhões de dólares a receita das operadoras de telefonia, ou você ainda usa SMS com tanta frequência?

Ou seja, o problema existe de diversas formas, abordagens, dores, atributos, o que vale é como identificá-lo, compreender suas características e em cima disso definir um processo de validação para a construção ou melhoria de um modelo de negócio que faça sentido para as pessoas e o mercado em que deseja-se atuar.

Agora, quer saber como enxergar isso na prática, e ver como é possível sair de um problema, identificar uma ideia e validar sua aceitação no mercado? Faço um convite para baixar nosso ebook e ver dicas práticas sem demagogias ou fórmulas: EU JÁ TIVE ESSA IDEIA. Tenho certeza que fará você olhar e pensar de modo diferente para os negócios daqui em diante.

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Sucesso!

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